quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Irmã Joana Puntel fala da comunicação

Irmã Joana: as exigências da Nova Cultura da Comunicação,
entre outras, são a mudança de mentalidade, conhecer a realidade
e as diretrizes do magistério da Igreja


A comunicação, como chamado carismático na sociedade contemporânea, na nova evangelização e na cultura da comunicação, é a abordagem que Irmã Joana Puntel, fsp, faz para a assembleia capitular. A comunicação é um elemento fundante do carisma Paulino, pois é a forma como vivemos a nossa missão na Igreja e no mundo.



10º Capítulo Provincial em imagens

A manhã do dia 9 de janeiro, o intenso estudo da Vida e Missão Paulina, com padre Antonio Silva, ssp.











Capitulares, em clima orante, buscam luzes na experiência de Jesus

Padre Antonio, num dos momentos de sua explicitação
do tema na dimensão carismática
Hoje, 9 de janeiro, 7º dia do 10º Capítulo Provincial, as irmãs capitulares, com a assessoria de padre Antônio Silva, ssp, mergulham na experiência vocacional de padre Alberione, fundador da Família Paulina, para que a assembleia, aprofundando mais sua reflexão, possa enviar sua contribuição para o 10º Capítulo Geral na dimensão carismática.  O 10º Capítulo Geral se realizará de 15 de agosto a 15 de setembro, em Roma (Itália).

Padre Antônio aborda a dimensão carismática do tema capitular: "Cremos, e por isso falamos". Com fé audaz e profética, fazemos a todos "a caridade da verdade", desenvolvendo os seguintes pontos de referência:
O ENCONTRO FUNDANTE:
1. Mt 11,28-30: “Ei, aqui, a mim” [= Vinde a mim]; 2. “Uma luz especial veio da Hóstia”; 3.” No final senti como uma revelação”.
SEI EM QUEM ACREDITEI (2Tm 1,12)
1. Da história, mestra da vida, à escola de Jesus Mestre; 2. As cláusulas da Aliança
 “MAIS LUZ....” (AD  151): NON TEMETE, IO SONO CON VOI DI QUI VOGLIO ILLUMINARE ABBIATE IL DOLORE DEI PECCATI
1. “Por ele, com ele, nele”:  a unificação teológica pela fé”; 2. “Os tempos apostólicos revivem”; 3. “Por ele, com ele, nele”:  a unificação mística pela caridade”.
 “ACREDITEI E POR ISSO FALEI...”
1. Completo em minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cfr Cl 1,24); 2. Dou-vos daquilo que tenho: Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida; 3. O Documento de Aparecida,
nova Tametsi futura para a Família Paulina; 4. Ser São Paulo vivente hoje.
As capitulares escutam o assessor com uma pergunta a ser respondida: No que esse conteúdo nos ajudará a viver mais profundamente a vocação e missão Paulina na Igreja, conforme diz o Instrumento de trabalho - esboço (ITE nº 15): “Fé é colocar-se como filhas na relação com o Pai, que nos atrai continuamente a si, nos envolve no dinamismo do «vinde a mim» (Mt 11,28), nos contagia com seu amor pela humanidade, dilata nosso coração às necessidades do mundo”. E a Carta Encíclica Deus Caritas est, do papa Bento XVI:  “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (DCE 1). Sem essa relação pessoal, fundante, nada tem sentido na nossa vida. É a rocha sobre a qual se edifica todo o resto, a raiz da qual tudo nasce” (cfr. ITE 13).
E, ainda, “Ele teve alguns momentos de maior graça que lhe determinaram a vocação e a missão particular. Primeiro, a vocação sacerdotal;  segundo, a orientação especial da vida;
terceiro, a passagem da ideia de uma organização de católicos para a ideia de uma organização religiosa. ‘Deo gratias et Mariae’”! (AD 8).


Partilha da Irmã Jurema Andreolla

Irmã Jurema Andreolla partilha sua experiência na participação  do 10º Capitulo Provincial das Irmãs Paulinas.