quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Capitulares, em clima orante, buscam luzes na experiência de Jesus

Padre Antonio, num dos momentos de sua explicitação
do tema na dimensão carismática
Hoje, 9 de janeiro, 7º dia do 10º Capítulo Provincial, as irmãs capitulares, com a assessoria de padre Antônio Silva, ssp, mergulham na experiência vocacional de padre Alberione, fundador da Família Paulina, para que a assembleia, aprofundando mais sua reflexão, possa enviar sua contribuição para o 10º Capítulo Geral na dimensão carismática.  O 10º Capítulo Geral se realizará de 15 de agosto a 15 de setembro, em Roma (Itália).

Padre Antônio aborda a dimensão carismática do tema capitular: "Cremos, e por isso falamos". Com fé audaz e profética, fazemos a todos "a caridade da verdade", desenvolvendo os seguintes pontos de referência:
O ENCONTRO FUNDANTE:
1. Mt 11,28-30: “Ei, aqui, a mim” [= Vinde a mim]; 2. “Uma luz especial veio da Hóstia”; 3.” No final senti como uma revelação”.
SEI EM QUEM ACREDITEI (2Tm 1,12)
1. Da história, mestra da vida, à escola de Jesus Mestre; 2. As cláusulas da Aliança
 “MAIS LUZ....” (AD  151): NON TEMETE, IO SONO CON VOI DI QUI VOGLIO ILLUMINARE ABBIATE IL DOLORE DEI PECCATI
1. “Por ele, com ele, nele”:  a unificação teológica pela fé”; 2. “Os tempos apostólicos revivem”; 3. “Por ele, com ele, nele”:  a unificação mística pela caridade”.
 “ACREDITEI E POR ISSO FALEI...”
1. Completo em minha carne o que falta aos sofrimentos de Cristo (cfr Cl 1,24); 2. Dou-vos daquilo que tenho: Jesus Cristo Caminho, Verdade e Vida; 3. O Documento de Aparecida,
nova Tametsi futura para a Família Paulina; 4. Ser São Paulo vivente hoje.
As capitulares escutam o assessor com uma pergunta a ser respondida: No que esse conteúdo nos ajudará a viver mais profundamente a vocação e missão Paulina na Igreja, conforme diz o Instrumento de trabalho - esboço (ITE nº 15): “Fé é colocar-se como filhas na relação com o Pai, que nos atrai continuamente a si, nos envolve no dinamismo do «vinde a mim» (Mt 11,28), nos contagia com seu amor pela humanidade, dilata nosso coração às necessidades do mundo”. E a Carta Encíclica Deus Caritas est, do papa Bento XVI:  “Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo” (DCE 1). Sem essa relação pessoal, fundante, nada tem sentido na nossa vida. É a rocha sobre a qual se edifica todo o resto, a raiz da qual tudo nasce” (cfr. ITE 13).
E, ainda, “Ele teve alguns momentos de maior graça que lhe determinaram a vocação e a missão particular. Primeiro, a vocação sacerdotal;  segundo, a orientação especial da vida;
terceiro, a passagem da ideia de uma organização de católicos para a ideia de uma organização religiosa. ‘Deo gratias et Mariae’”! (AD 8).


Nenhum comentário:

Postar um comentário