sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Dia Penitencial: O amor de Deus nos busca

Hoje o dia é dedicado à celebração do amor misericordioso de Deus.
Reze conosco essa realidade de nossa vida. E juntos agradeçamos a Deus por nos amar gratuitamente.

2º Dia do Retiro: Amor é a característica principal do cristão.

As empresas sempre fazem o balanço para ver como estão caminhando no mundo do mercado. Para verificar como a empresa está. Se está bem ou mal.

E nós, como fazemos o balancete da nossa vida? Qual é o critério? São Tomaz de Aquino dizia que no fim da tarde devemos fazer a revisão da nossa vida pelo amor que pudemos viver. Se conseguimos amar mais do que o dia anterior. Perguntar quanto amei neste dia e projetar o dia seguinte: O que eu posso fazer a mais para o bem dos outros.

O amor é o critério para avaliar a nossa conduta.
Amar a Deus de todo o nosso coração é amá-lo com toda a nossa capacidade (limitada) de amar. Acima da nossa capacidade é com toda a alma (ser).

Amor a si mesmo, parte do conhecimento que se tem de si mesmo. Muitas vezes não conseguimos nos perdoar. Porém, lembremos "Que maravilha sou eu para Deus. Sou única". Olhando a nós, Deus enxerga a si mesmo, pois somos criaturas saídas de suas mãos.

O amor ao próximo é respeitá-lo como ele é, porém, isso não significa que não existe a necessidade de correção fraterna. Amar é desejar o bem do outro.

Jesus vai além, amar os inimigos, aqueles que nos perseguem... Ele ensina a "pagar" o mal com o bem. Com o amor.

O amor supõe perdão, que não é uma atitude automática. É graça de Deus. Na nossa limitação de nos perdoarmos e de perdoar os outros, contamos com Deus misericórdioso. Entreguemos a nossa incapacidade de perdoar a Jesus, pois perdoar é dom divino.

Quando reconhecemos as maravilhas de Deus em nós, vemos as coisas que não correspondem a Deus e, muitas vezes, é o "nosso espinho na carne" como diz São Paulo. Na fraqueza é que a força de Deus se manifesta.  O que é mais grave na vida não são os pecados e limites das pessoas, mas as intrigas (fofocas) que se fazem delas.

O convite para o dia é rezarmos:
1. O amor a nós mesmos
2. O amor ao próximo
3. O amor ao inimigo
4. Para nos achegarmos a Deus, que nos ama apesar de nós mesmo. Ele é em nós.

Também rezarmos os pecados do mundo. Que pecado da humanidade a afasta de Deus e com Jesus assumir os pecados do mundo.


Para isso meditemos:
1Cor 12, 31-13,1-13; At 2,40-47;4,32-35; Lc 1,16-18;

Is 58,6-14; Tb 4,5-11.14-19.21; Jl 2,12-18.

Salmos: 6; 30 (31);  37 (38); 50; 129 (130); 101 (102); 142 (143), 1-11.

Comunicação chamado carismático

 
Irmã Joana Puntel, na abordagem comunicacional do tema do 10º Capítulo Geral:  "Cremos, e por isso falamos" (2ªCor 4,13) com fé audaz e profética falamos a todos "a caridade da verdade", dentre os aspectos elencados falou da Comunicação como um chamado carismático na nova evangelização:
"Assim que, falar de Igreja, de Cultura, de Comunicação, de evangelização... todas essas palavras encerram conceitos que desembocam em grandes desafios, que começam, implicam acompanhar a evolução não somente das teorias de comunicação, ou das novidades dos equipamentos no mercado, mas dos paradigmas pelos quais passa o processo da comunicação até chegar ao momento atual, este que vivemos e que chamamos de Cultura da Comunicação – mais precisamente, Cultura Digital ou Cibercultura. Isto significa não somente conhecer e compreender o momento atual; mas a exigência de uma mudança de mentalidade que toca profundamente no desenvolver, no atuar o binômio comunicação/evangelização" - argumenta irmã Joana.
 
O texto da palestra se encontra na seção CONTEÚDO desse blog.

Palavra de dom Claudio M. Celli no Sínodo Nova Evangelização

Em sua colocação Irmã Joana Puntel citou a palavra de dom Claudio M. Celli (foto), presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais no Vaticano. Para compreender seu pensamento incluímos na pasta CONTEÚDO desse blog a mensagem na íntegra, em Italiano.

 

“Stiamo imparando a superare il modello del pulpito”


"La nuova evangelizzazione ci chiede di essere attenti alla “novità” del contesto culturale nel quale siamo chiamati ad annunciare la Buona Novella di Gesù Cristo, ma anche alla “novità” dei metodi che dovremmo utilizzare. I Nuovi Media sono rilevanti per entrambi i compiti, poiché stanno cambiando radicalmente la cultura nella quale viviamo e allo stesso tempo offrono nuovi percorsi per condividere il messaggio del Vangelo" diz dom Celli.

Iluminação comunicacional do tema do 10º Capitulo

Irmã Joana Puntel fala do tema do 10º Capítulo das Irmãs Paulinas:  "Cremos, e por isso falamos" (2ªCor 4,13) com fé audaz e profética falamos a todos "a caridade da verdade",  a partir da dimensão comunicacional. Na apresentação escolheu um recorte da comunicação na pós-modernidade para iluminar as capitulares. Confira o Vídeo.
 
 

Pe. Antônio Silva fala sobre o tema do Capítulo

Padre Antônio Silva, congregação dos Padres e Irmãos Paulinos, fala do tema do 10º Capítulo Geral a partir da dimensão Carismática. Confira o vídeo.

Resposta à Palavra de Deus


Discípulos Missionários: nossa resposta à Palavra de Deus é um dos textos de reflexão que Dom José Antônio Peruzzo, apresentou durante a sua colocação para as capitulares, ao desenvolver a dimensão Bíblica do tema capitular: "Cremos, e por isso falamos" (2ªCor 4,13) com fé audaz e profética falamos a todos "a caridade da verdade".
Diz dom Peruzzo: "Para a Igreja no Brasil, que pretende que seus filhos que acolham, com consciência de discípulos e com fidelidade criativa, os apelos da Palavra de Deus, afigura-se interessante uma aproximação atenta às formas originárias mediante as quais os evangelhos apresentam as respostas dos primeiros discípulos à Palavra que Jesus lhes dirigia. O encontro com o Senhor e o acolhimento da sua Palavra suscitou neles decisões, propôs-lhes questionamentos, reclamava aprofundamentos, desafiou-os a compromissos. Começaram por “ouvir” a Palavra, deixaram-se ensinar e modelar por ela, e isso os qualificou a proclamá-la."

A íntegra do texto está na seção conteúdo. Boa leitura e meditação.