Notícias

Os governos gerais da Família Paulina (Padres e Irmãos Paulinos, Irmãs Paulinas, Discípulas do Divino Mestre, Irmãs Pastorinhas e Irmãs Apostolinas) estiverem reunidos, em Roma (Itália), de 7 a 10 de janeiro de 2013. No fim do encontro enviaram, a todas as comunidades paulinas, uma mensagem convidando os membros de cada Instituição a continuarem a ser "uma carta de Deus para a humanidade de hoje".
Nós, como Filhas de São Paulo, que celebramos o nosso capítulo provincial, a mensagem soa como muito oportuna e de grande graça, nesse momento de reta final dos trabalhos capitulares.
 
Publicamos a mensagem para que todos/as possam usufruir de se conteúdo e de alguma forma vivê-la no seu dia a dia.
Podem, também, fazer os seus comentários ao texto de como sentem o apelo: "Neste ano da fé, sintamos a presença do Senhor no meio de nós que nos convida a viver a nossa vocação profética no mundo de hoje, assumindo com coragem os desafios da nova evangelização, em um estilo de vida comunicativo que se torna anúncio.
Boa leitura!
 

MENSAGEM FINAL
XXXI ENCONTRO DOS GOVERNOS GERAIS DA FAMÍLIA PAULINA

  
 
Roma, 10 de janeiro de 2013



«A Família Paulina: uma carta de São Paulo aos homens de hoje»

Casa San Paolo, Via San Giovanni Eudes, 25, Roma
7-10 de janeiro de 2013


Caríssimas irmãs e irmãos,

Na conclusão do 31º encontro anual dos governos gerais da Família Paulina, brota do nosso coração um hino de agradecimento por tudo o que experimentamos nestes dias. Percebemos, mais uma vez, a leveza, a graça e a beleza de ser uma Família chamada a viver, hoje, a compaixão de Jesus, Mestre e Bom Pastor, para a humanidade do nosso tempo. Colocamo-nos à escuta, na reflexão e na partilha, voltados com esperança para o futuro.

Estarmos juntos foi também uma oportunidade para acolhermos com caloroso boas-vindas o novo governo geral das Irmãs Apostolinas.

No caminho para o centenário de fundação da Família Paulina, a assembleia voltou-se para a prospectiva do terceiro ano: “Caminhar sempre à frente” para se tornar, como Família, uma presença profética no mundo da comunicação. Vivemos estes dias deixando-nos interpelar pelos sinais e pelas provocações que o mundo de hoje nos coloca.


Governos Gerais da Família Paulina: assumir com
coragem os desafios da nova evangelização,
 em um estilo de vida comunicativo que se torna anúncio
O primeiro dia foi iluminado pela palestra do pe. Gianbattista Zanchi, superior geral do PIME, que apresentou o tema Uma nova evangelização para o terceiro milênio: prospectivas, possibilidades e desafios. Partilhou sua rica experiência de “missionário no campo" e nos provocou com um questionamento do poeta Thomas S. Eliot: “Foi a humanidade que abandonou a Igreja, ou foi a Igreja que abandonou a humanidade?”.

Sublinhou que a nova evangelização “é feita pelos santos, isto é, por pessoas transformadas pelo encontro com Jesus Cristo, que vivem na Igreja, entendida não como uma empresa, uma organização burocrática, mas como uma fraternidade empenhada em comunicar a riqueza recebida, isto é, a mesma presença do Senhor morto e ressuscitado”. Repetidamente lembrou que a missão não pode ser reduzida em coisas a serem feitas. “Hoje, a missão consiste mais no ser do que no fazer e nos chama a ser os protagonistas da cultura do ser e do dom”. Percebemos a urgência de nos deixar evangelizar, antes de evangelizar, de dar um testemunho de vida plena e plenamente humanizada, uma vida gerada na fé e voltada a visibilizar a razão da esperança que existe em nós (1Pedro 3,15). Neste contexto, o mundo da comunicação, e sobretudo a rede, é para nós um ambiente privilegiado de testemunho, e para os usuários da web, uma oportunidade de encontro com uma comunidade cristã.

Irmã Maria Antonieta Bruscato, Superiora geral das Filhas de São Paulo, partilhou a própria experiência de ouvinte no Sínodo dos Bispos sobre “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, que aconteceu no Vaticano de 7 a 28 de outubro de 2012. Evidenciou, entre outras coisas, alguns aspectos das Proposições e da Mensagem final. Salientou a sintonia existente entre as orientações sinodais e o carisma da Família Paulina, sobretudo: a centralidade de Cristo, a Palavra de Deus, o chamado à conversão, o pacto da aliança como expressão de fé e da confiança no Senhor. Com a Igreja, também nós sentimos o apelo para repensar as novas formas de evangelização, assumindo, com decisão, a linguagem digital na nossa práxis pastoral, litúrgica, apostólica.

No dia seguinte, ouvimos os representantes das nossas congregações que, em uma mesa redonda, desenvolveram o tema: Como evangelizamos no passado e como evangelizamos hoje. Partindo de uma panorâmica histórica, os relatores apresentaram estilos, conteúdos, critérios que foram desenvolvidos no decorrer dos anos, sublinhando as modalidades comunicativas na diversidade e convergência dos carismas.

Outra experiência, não menos importante, foram os trabalhos em grupo, em que procuramos juntos os novos caminhos para atingir, hoje, os interlocutores da missão.

Na conclusão, em assembleia, demos um passo significativo na nossa consciência de Família Paulina: a comunicação faz parte da missão de cada um dos Institutos. Em plena sintonia, decidimos ser uma presença mais evangelizadora na web, vivendo em um contexto digital.

A Comissão Central para o Centenário de Fundação da Família Paulina informou-nos sobre a preparação a esse evento importante. Entre as iniciativas programadas, recordamos algumas: a peregrinação aos lugares fundacionais, uma convenção sobre o bem-aventurado Tiago Alberione e um concurso artístico para os jovens em formação. As Circunscrições poderão ter acesso às indicações que, a seu tempo, serão enviadas pela Comissão Central. Cada Congregação, além disso, informou sobre aquilo que foi realizado ou que está sendo realizado por cada uma.
 
Entre as tantas iniciativas formativas e apostólicas deste ano, confiamos às orações de todos o Intercapítulo da Sociedade São Paulo (14-28 de fevereiro), o Capítulo Geral das Filhas de São Paulo (15 de agosto - 15 de setembro) e o 75° aniversário de fundação das Irmãs Pastorinhas (7 de outubro).

Neste ano da fé, sintamos a presença do Senhor no meio de nós que nos convida a viver a nossa vocação profética no mundo de hoje, assumindo com coragem os desafios da nova evangelização, em um estilo de vida comunicativo que se torna anúncio.
Fraternalmente,


AS PARTICIPANTES E OS PARTICIPANTES
DO 31º ENCONTRO DOS GOVERNOS GERAIS DA FAMÍLIA PAULINA

 

*************************** 

 

Irmãs capitulares elegem a secretária do capítulo e organizam as equipes de trabalho


No dia 3 de janeiro de 2013, foi aberto, na Casa de Oração, na Cidade Regina, o 10° Capítulo Provincial, com a celebração eucarística presidida pelo bispo da diocese de S. José do Rio Preto (SP), dom Tomé Ferreira da Silva. Após a missa, os trabalhos capitulares tiveram início com a dinâmica de integração orante, na qual as participantes partilharam, em grupos distintos, de que forma haviam se preparado para o Capítulo, como desejam vivê-lo e de que forma vivenciam a fé no cotidiano, nas relações e na ação apostólica. Após a dinâmica, já reunidas em assembleia, houve um momento de oração, seguido pela introdução aos trabalhos propriamente ditos. Ir. Ninfa Becker, presidente, declarou oficialmente aberto o 10º Capitulo Provincial que se concluirá no dia 17 de janeiro. O primeiro ato da assembleia foi a aprovação, unânime, do Iter capitular. A seguir, Ir. Ninfa distribuiu para cada capitular um Pen-drive, a fim de que, ao final do Capítulo, todas tenham o conteúdo do mesmo armazenado “para a vida”.


Irmã Ninfa saúda irmã Vera eleita secretária do capítulo

À tarde, dando continuidade aos trabalhos iniciados Ir. Ninfa Becker, convocou as duas irmãs mais jovens: Ir. Ilanyr Felipe da Costa e Ir. Maria Vanderlane Araujo, para a função de escrutinadoras provisórias, as quais prestaram juramento de guardar sigilo do que vierem a conhecer dentro desta função. A assembleia, após realizar uma prévia, elegeu como secretária do Capítulo Ir. Vera Maria Bombonatto. Assumiu a direção dos trabalhos, deu prosseguimento às eleições. Foram eleitas as Escrutinadoras, sendo confirmadas as irmãs Ilanyr Felipe Costa e Maria Vanderlane Araújo. Foram eleitas, também, as moderadoras: Ir. Clarice Wisniewski, e Ir. Adilse Xavier, as representantes da assembleia na Comissão Central: irmãs Zuleica Silvano, e Flávia Reginatto.

Ir. Maria Vanderlane Araujo e
Ir. Ilanyr Felipe da Costa e
As moderadoras, as representantes da assembleia, e a secretária integram a comissão central, juntamente com a presidente do Capítulo, Ir. Ninfa Becker. Após essas eleições, a comissão central se reuniu para compor as demais equipes que colaborarão nos trabalhos capitulares. São elas: Equipe de redação: Irmãs Ágda França, Sidiana Hoss, Maria Bernadete Boff e Renilda Formigão.  Equipe de documentação: Irmãs M. Rogéria Bottasso e Cristiane Rodrigues Melo. Equipe litúrgica: Irmãs Eloine Corazza, Izonete Dalla Corte, Jurema Andreolla e Ilanyr Felipe Costa. Equipe social: Irmãs Verônica Firmino e Elisabete Corazza. Equipe das Atas: Irmãs Amábile Possamai, Shirley dos Reis Souza, Carmita Santana, Mônica Welfer, Ana Marlene Konzen, Eliane de Prá. Equipe para revisão e aprovação das Atas: Irmãs Eide de Bortoli e Elide Pulita. Equipe de Informação: Irmãs Ivonete Kurten, Cátia Cappellari e M. Vanderlane de Araújo; Cronometrista: Ir. Elide Fogolari.
A seguir, a secretária, Irmã Vera Maria Bombonatto, explicou o método ver, julgar e agir a ser vivenciado de forma mais circular neste Capítulo. As estratégias para isso são as seguintes: perspectiva sapiencial e profética, ou seja, com qual espírito olhar a realidade. Esta nos ensina a colher o que é importante para fazer a leitura da realidade. Para isso, no final de cada dia serão reservados 15 minutos para cada uma perceber os apelos sentidos, que serão escritos nas setas distribuídas previamente.
Essas sinalizações nos ajudarão a ver qual direção seguir. Depois dessa colocação, Ir. Ninfa retomou a palavra, apresentando o rosto da província mediante a realidade das comunidades e dos membros. Após a exposição, Ir. Vera retomou a palavra e propôs alguns minutos de reflexão para que cada uma escrevesse sobre a seta qual apelo lhe falou mais alto neste dia. Após a entrega das setas, os trabalhos de hoje foram encerrados com uma oração de agradecimento a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário