terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Partilha de Irmã Ilanyr Felipe

Irmã Ilanyr Felipe partilha sua experiência na participação do 10º Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas.

Capitulares estudam e aprovam emendas ao Instrumento de Trabalho do 10º Capítulo Geral

O dia 15 de janeiro começou com a celebração eucarística, na qual as irmãs capitulares rezaram as realidades presentes no campo da missão paulina. Foram lembradas as crianças, as perseguições dos cristãos em muitas regiões do mundo, as necessidades da Igreja, as realidades sociais, políticas e econômicas do Brasil e das demais nações, entre outras grandes situações que requerem das
Filhas de São Paulo, Irmãs Paulinas, apóstolas da Comunicação, um profundo empenho de se prepararem para fazer algo pelas pessoas com as quais vivem.

Em seguida, as capitulares retomaram os trabalhos do 10º capítulo, após cinco dias de profunda escuta da Palavra de Deus, que convoca a um anúncio audaz e profético do Evangelho.
Aprovação das emendas ao Instrumento de Trabalho - esboço e do texto do Instrumento de Trabalho de modo global será o trabalho do dia. Esse intenso, sério e profundo trabalho de sugestões que a assembleia capitular fará, será encaminhado à equipe central de preparação do 10º capítulo geral a se realizar de 15 de agosto a 15 de setembro, em Roma (Itália).



Equipe de redação do texto com as emendas e as contribuições
(direita para a esquerda): Irmãs Joana Puntel, Élide Pulita, Zuleica
Aparecida Silvano,  Ivonete Kurten e Vera Bombonatto
(secretária do capítulo)

Método de trabalho - Num primeiro, momento a assembleia tomou conhecimento do texto elaborado por uma equipe, que esboçou todas as contribuições da assembleia nos dias precedentes ao retiro, quando o grupo contou com a assessoria especializada no campo bíblico-teológico, carismático e comunicacional.
Em seguida, leitura individual ou em grupo do texto para possíveis emendas e sugestões de novos acréscimos. No fim da tarde, aprovação do  Instrumento de Trabalho - esboço e do texto do Instrumento de Trabalho de modo global, como contribuição da província do Brasil ao Capítulo Geral.