sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Às  Superioras locais
e todas as irmãs
Ref. 1 - CONVOCAÇÃO AO CAPÍTULO PROVINCIAL
“Cremos, e por isso falamos ” (2Cor 4,13).
“Com fé audaz e profética,
façamos a todos a caridade da Verdade.”

Esta tem a finalidade de convocar todas as irmãs para a realização do 10º Capítulo Provincial, tendo em vista o 10º Capítulo Geral, que acontecerá dos dias 15 de agosto a 15 de setembro de 2013, na Itália, em Ariccia. O Capítulo Provincial será realizado de 03 a 17 de janeiro de 2013, em São Paulo, na Casa de Oração, na Cidade Regina.
Tempo de Capítulo é um período de graça e iluminação, bem como de provocações e desafios para a vida da Congregação e cada um de seus membros, quando todos se dispõem a abrir-se à ação do Espírito Santo, à ação transformadora da Palavra de Deus, e à realidade para perscrutar os sinais dos tempos, como fez o Bem-aventurado Tiago Alberione ao sentir-se chamado a “preparar-se para fazer algo por Deus e pelas pessoas do novo século”.  Os sinais dos tempos se revelam hoje, dentro da Congregação e da Província, na Igreja e na sociedade em que vivemos e atuamos, no mundo globalizado e em constante mutação e na cultura da comunicação.
O Capítulo Provincial tem a finalidade de:
             Verificar a caminhada da Província nas várias dimensões da vida paulina
             Aprofundar o esboço do Instrumento de trabalho e fazer as emendas segundo as   
       orientações  sugeridas 
             Apresentar as eventuais modificações às Constituições e ao Diretório
             Eleger as delegadas para o Capitulo geral.
Cada uma é convidada, pois, a entrar neste tempo de graça, de esmerada preparação espiritual com o coração aberto, dócil  à ação do Espírito, empenhada em colocar-se em oração, numa escuta profunda para perceber e aderir aos seus apelos de vida nova, de transformação pessoal, comunitária e apostólica; aos seus apelos de nova evangelização no mundo de hoje, como nos  propõe a Igreja.

O tema do 10º Capítulo Geral nos remete a Paulo, que testemunha, com sua vida e seu ensinamento, a ligação profunda entre crer e falar/comunicar. Para ele, a fé é fundamento enraizado no conhecimento pessoal de Cristo e implica anunciar Jesus Cristo, sempre e em todo lugar.  Também em nossa vida consagrada paulina, o primado está na fé. Com Paulo, que nos ensina como viver a fadiga apostólica, a fidelidade à Palavra, o sofrimento e a cruz na vida cotidiana, podemos dizer: "Cremos, e por isso falamos" (2Cor 4,13) na medida em que vivemos  e comunicamos uma fé audaz e profética, condição essencial do anúncio do Evangelho hoje.
E como diz o Papa Bento XVI, na carta que proclama o Ano da fé: "Hoje se faz necessário um empenho eclesial mais convicto em favor de uma nova evangelização, para redescobrir a alegria de crer e de reencontrar o entusiasmo ao comunicar a fé" (Porta fidei 7).
Todas  nós, com toda a  Congregação, já iniciamos a preparação para o 10º Capítulo geral a partir da carta que Ir. M. Antonieta Bruscato enviou no dia 25 de janeiro de 2012, solicitando a nossa participação através da reflexão e respostas a algumas perguntas, em vista da elaboração do primeiro esboço do Instrumento de trabalho que será estudado, aprofundado e trabalhado tanto no Capitulo Provincial como,  depois de nova elaboração, no Capítulo Geral.
 Com esta Convocação iniciamos a preparação para o nosso Capítulo Provincial, importante compromisso, porque o bom êxito do mesmo é confiado a cada uma de nós e depende da preparação.  É um tempo forte, de muito empenho, de reflexão, de comunhão, de escuta, de crescimento na fé, de acreditar firmemente em nossa vocação paulina, de perceber os apelos do Espírito, da Igreja, do povo de hoje!  Caminhamos com a certeza da presença do Senhor, seguras de que Ele mantém a sua mão sobre nós, e caminha conosco todos os dias!  "Não tenham medo, eu estou com vocês!".
Preparar bem significa concentrar forças, refletir, rezar, aprofundar, partilhar; por isso, no segundo semestre de 2012, nos dedicaremos exclusivamente a esta tarefa, a fim de termos o tempo necessário e sereno para dar a nossa contribuição de qualidade.
Enviaremos em seguida as indicações para a eleição das delegadas ao Capítulo provincial e depois as orientações para a Avaliação do nosso caminho neste sexênio, que vai  do 9º ao 10º Capítulo geral.   
Desde já agradeço o empenho de cada uma para prepararmos bem este evento, dando os passos que nos forem solicitados. Para isso, estamos seguindo as orientações do Governo Geral e mais especificamente da Comissão preparatória ao Capítulo geral.
Convido-as a rezar neste tempo não só a Oração pelo Capítulo, (anexa), mas  também durante  o dia exercitar-nos na fé, em nossos pensamentos, abrir o coração para viver sempre mais a caridade, o amor a Deus e ao próximo e fortificar a vontade,  procurando fazer o que agrada a Deus, mesmo que nos custe.  Confio especialmente às nossas queridas irmãs idosas e enfermas a missão de manter viva a chama da oração e da oferta pelo Capítulo. Essas intenções estejam presentes em nossas orações pessoais e comunitárias, pedindo ao Espírito Santo que nos guie, ilumine com sua inspiração profética neste caminho de fé, de esperança e comunhão que vivemos como Filhas de São Paulo.
São Paulo, corajoso apóstolo e missionário, nos ajude a viver realmente aquilo que ele disse: ”Cremos, por isso falamos” (2Cor 4,13). E “Com fé audaz e corajosa, façamos a todos a caridade da Verdade”.

                                                                              Ir. Ninfa Becker,
 Superiora Provincial