quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Capítulo Provincial no Brasil

Com o tema “Cremos, e por isso falamos”. Com fé audaz e profética, façamos a todos a caridade da verdade, as irmãs Paulinas realizam, de 3 a 17 de janeiro de 2013, na Casa de Oração, na Cidade Regina, em São Paulo, o 10º Capítulo provincial. Este tem o objetivo de preparar o 10º Capítulo Geral que ocorrerá em Roma, dos dias 15 de agosto a 15 de setembro desse mesmo ano, congregando irmãs representantes de todos os países.
O que é um Capítulo para uma Congregação religiosa e, para nós, Paulinas?
O Capítulo Provincial, realizado geralmente a cada seis anos, é uma assembleia formada por um número definido de membros eleitos, que representam as irmãs da província, para responder às propostas de toda a Congregação em relação à sua vida e missão na Igreja e na sociedade. Justamente por isso, não é um evento isolado, apenas da congregação, mas toca de perto também a vida da Igreja, pois nela estamos e somos inseridas em virtude da vocação consagrada e da missão.
É, portanto, um tempo de reflexão e de renovação espiritual e apostólica. O Capítulo, por isso, tem a função de verificar o andamento da província em todas as suas dimensões, determinar o relatório e as propostas que deverão ser apresentadas ao Capítulo Geral e eleger as irmãs que dele participarão, em Roma.
Há algum tempo as Paulinas do Brasil vêm se preparando para este evento. No mês de agosto de 2012, a superiora provincial, Ir. Ninfa Becker, em uma carta circular, convocou todas as irmãs a se envolverem na realização do mesmo, convidando-as a rezar e abrir-se à ação do Espírito Santo, como também para colaborar na reflexão do tema proposto, mediante suas considerações e vivência. Segundo afirma na circular, “cada irmã é convidada a entrar neste tempo de graça, de esmerada preparação espiritual com o coração aberto, dócil à ação do Espírito, empenhada em colocar-se em oração, numa escuta profunda para perceber e aderir aos seus apelos de vida nova, de transformação pessoal, comunitária e apostólica; aos seus apelos de nova evangelização no mundo de hoje, como nos propõe a Igreja”.

Cremos, e por isso falamos. Com fé audaz e profética...
Todos os capítulos se desenrolam em torno de um tema relevante que perpassa todas as dimensões da vida consagrada e da missão. Com o 10º Capítulo não é diferente. Depois de muitos estudos e pesquisas, uma comissão previamente eleita pelo governo geral, em Roma, definiu o tema “Cremos, e por isso falamos” (2Cor 4,13). Com fé audaz e corajosa, façamos a todos a caridade da verdade.  O tema define bem a característica da vida e missão do apóstolo Paulo que nós, Paulinas, queremos reproduzir também hoje. Mediante a abertura aos novos meios de comunicação, infiltrando a mensagem no mundo digital, em que a Palavra de Deus é simplesmente desconhecida ou ignorada, procuramos anunciar Jesus Cristo, sempre e em todo lugar, sustentadas por uma fé audaz e profética, condição essencial do nosso anúncio.
A reflexão sobre o tema da fé nos é solicitada de vários modos pelo contexto cultural globalizado em que vivemos e pelo caminho que a Igreja está fazendo. Em sua carta apostólica Porta fidei,  com a qual o papa Bento XVI proclamou o Ano da fé (11 de outubro de 2012 – 24 de novembro de 2013), ele salienta que “hoje, é preciso um empenho eclesial mais convicto em favor de uma nova evangelização para redescobrir a alegria de crer e de reencontrar o entusiasmo ao comunicar a fé (Porta fidei  2).
O nosso fundador, pe. Tiago Alberione, falando às Paulinas, em 1934, dizia:  “É preciso ter fé, e uma fé viva, constante, firme. Tende fé em vossa missão e crede que a mesma salva as almas”. Essa fé inculcada em nós pelo Fundador brota da fidelidade ao Evangelho, que se torna vida de nossa vida, e solicita o nosso dever profético e a nossa responsabilidade histórica, empenhando-nos a caminhar para a maturidade da fé e a procurar novas linguagens para comunicá-la.

A orientação do Apóstolo Paulo dirigida aos cristãos de Êfeso, de agir “segundo a verdade da caridade” (4,15) inspirou Alberione em sua intuição apostólica de “fazer a todos a caridade da verdade”. Em um de seus textos dirigido aos membros da Família Paulina ele dizia: “Quando se tem em vista as almas e a glória de Deus, encontram-se os caminhos e os meios para aproximá-las, para iluminá-las, fazer a caridade plena: aquela da verdade”. “Vós fazeis a caridade, não a de obras assistenciais, mas a vossa caridade especial é dar a verdade. Esta é a maior caridade, porque é a caridade da mente, da alma, do espírito”. É por este mandato recebido de Alberione que anunciamos a Verdade que salva, segundo a missão específica que a Igreja nos confiou.
O tema do 10º Capítulo, pois, nos faz caminhar com a Igreja e com os povos aos quais somos enviadas. Fortalecidas pela fé no Cristo que nos chamou e enviou, recordamos nossos fundadores, Bem-aventurado Tiago Alberione e Mestra Tecla Merlo, que acreditaram e, por isso, falaram, e nos abriram o caminho da evangelização nos cinco continentes em que nos encontramos. Fundadas nessa certeza, nós, neste Capítulo, reiteramos nosso compromisso de evangelizar, com fé audaz e profética, fazendo a todos a caridade da verdade.
 Ir. Maria Rogéria Bottasso, fsp