segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Irmã Vera Bombonatto fala sobre o Capítulo

Irmã Vera Maria Bombonatto, secretária do Capítulo, fala sobre a importância de refletir a realidade eclesial no 10º Capítulo Provincial.

10º Capítulo Provincial em imagens

No dia 07 de janeiro as capitulares, em grupo e individualmente, se dedicaram ao estudo do Esboço do Instrumento de Trabalho do 10º Capítulo Geral. Esse foi o primeiro passo do estudo, que nos dias 08 e 09 serão aprofundados com a ajuda de especialistas no campo bíblico-teológico-eclesial, comunicacional e carismático.
 

"Uma imagem vale mais do que mil palavras".

 























10º capítulo Provincial em imagens

No dia 07 de janeiro as capitulares, em grupo e individualmente se dedicaram ao estudo do Esboço do Instrumento de Trabalho.
 
 
 




















Irmã Zuleica fala sobre o tema do Capítulo

Irmã Zuleica Silvano fala sobre o tema do 10º Capítulo das irmãs Paulinas. Uma fundamentação bíblica da frase "Cremos, por isso falamos (2Cor 4, 13) Com fé audaz e profética, façamos a todos "a caridade da Verdade".






Irmãs capitulares estudam esboço do Instrumento de Trabalho

Irmãs paulinas realizam na Cidade Regina, casa de oração da Congregação, em São Paulo (SP), o 10º Capítulo provincial. O quinto dia do evento que se estenderá até dia 17 de janeiro começou com a celebração eucarística presidida por padre Antonio Silva, ssp.

O dia será dedicado ao estudo do esboço Instrumento de Trabalho do Capítulo Geral que acontecerá em Roma (Itália) de 15 de agosto a 15 de setembro de 2013.

O esboço do Instrumento de Trabalho é fruto do envolvimento e da participação de todas as comunidades da congregação presentes nos cinco continentes, cujos contributos foram sintetizados e elaborados em estilo de documento pela comissão precapitular.

O texto, após a Introdução, está estruturado em três partes:

O 1º capítulo retoma o tema do 10º Capítulo Geral, integra a explicação com as contribuições das irmãs e oferece novos pontos de aprofundamento.

Da direita para a esquerda: irmãs Veronica
Adilse, Cátia e Joana Puntel.
O 2º capítulo introduz a congregação no contexto social, eclesial e congregacional em que vive e trabalha.


O 3º capítulo, a partir das três frases programáticas indicadas por Deus ao padre Alberione no famoso “sonho”, «Não temais, Eu estou convosco. Daqui quero iluminar. Vivei em contínua conversão», desenvolve as questões essenciais e urgentes da vida paulina, com a definição dos desafios e das propostas.


A Conclusão convida as irmãs a reavivarem o empenho missionário, encorajadas
pela fé de tantos testemunhos.
O documento foi elaborado para ser trabalhado nos Capítulos provinciais e nos Encontros de delegação da Congregação espalhadas nos cinco continentes.

Padre Antonio Silva, no momento da
celebração eucarística
Amanhã as capitulares terão assessoria especializada sobre o tema do 10° Capítulo geral  "Cremos, e por isso falamos". Com fé audaz e profética, fazemos a todos "a caridade da verdade", nas dimensões bíblica, teológica e eclesial, com dom José Antônio Peruzzo, biblista, Bispo de Palmas-Francisco Beltrão (PR).
Carismática com padre Antonio Silva, ssp, estudioso do carisma paulino. Comunicacional, com irmã Joana Puntel, fsp, doutora em comunicação.