quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Palavra de abertura do 10º Capítulo

10º CAPÍTULO PROVINCIAL
Cidade Regina,  03-17 de janeiro de 2013
                                                                                                                                                                              Tema:
“Cremos, e por isso falamos ” (2Cor 4,13).
“Com fé audaz e profética,
façamos a todos a caridade da Verdade.”



Hoje, nos primeiros dias do Novo-Ano, que tivemos a graça de iniciar, vivendo ainda o clima de Natal que nos acompanha, com pe. Alberione dizemos que o "primeiro pensamento é de agradecimento ao Senhor que se dignou congregar-nos aqui" (Explicação  Const.1),  para  viver  e realizar este Capítulo provincial,  como representantes de todas as Paulinas da província que confiam em nós e nos elegeram para celebrar este acontecimento. Contamos com a presença do Governo geral, que nos acompanha com vivo interesse e amor. Estamos, também, em sintonia e contamos com a oração das Irmãs e jovens da província, das que vivem no exterior e que se unem a nós na oração. Contamos com a oração da Família Paulina e muitas religiosas de vida contemplativa, a quem pedimos orações, com as Paulinas espalhadas pelo mundo e que neste período também realizam os Capítulos provinciais.

Celebrar um Capitulo é sempre um desafio, uma graça, uma responsabilidade!
 Bem-vindas, queridas irmãs, estou muito contente de poder acolhê-las nesta casa, que podemos dizer, é a casa que nos ajuda a caminhar rumo à santidade, pois, aqui marcamos, todos os anos, nosso encontro especial com o Senhor durante o retiro anual e nos vários encontros apostólicos e formativos. Aqui, o Divino Mestre as acolhe com amor, Maria, a Rainha e São Paulo as estão esperando também.  Somos acolhidas pelo pe. Alberione e pela Mestra Tecla que, certamente, nos acompanham de perto neste tempo.

Sintam-se, portanto, profundamente acolhidas pelos nossos santos, pelos fundadores e por nós.  Sejam todas muito bem-vindas para juntas vivermos esta experiência de fé.

Com qual espírito entrar  e viver o Capítulo
É com um olhar de profunda fé e humildade que iniciamos oficialmente a Assembleia capitular prevista pelas nossas Constituições, e neste momento a declo aberta.  Conscientes dos nossos dons e dos nossos limites, reconhecendo primeiramente  que somos pessoas únicas e diferentes e que a riqueza de uma reunião deste tipo consiste exatamente na partilha das diferenças para um mesmo e único objetivo: aprofundar o carisma paulino, para juntas comunicar Cristo às pessoas de hoje.
Queremos colaborar com o Espírito Santo, para que nos conceda a graça de realizar um ato eclesial e um acontecimento de Congregação com visão ampla, capazes de observar, ver o presente com realismo e objetividade, sustentadas pela esperança obstinada de caminhar rumo ao futuro. 
Somente com a força da ressurreição, da relação profunda e transformadora com o Mestre podemos imaginar e apresentar, às novas gerações e ao povo, um carisma paulino vivido e pensado como vocação fascinante, pela qual dar a vida.

Sentimos a necessidade de viver estes dias em profunda  comunhão com Deus e entre nós, pois, onde há comunhão está o Espírito. No corpo há muitos membros e funções diferentes, mas o Espírito é o mesmo, diz São Paulo (1Cor 12,4ss). Temos necessidade umas das outras, para que a Congregação possa crescer em santidade, na eficácia apostólica, na alegria e no anunciar Cristo neste mundo da comunicação.  

Também as palavras de Pe. Alberione, escritas para preparar o mês de Exercícios espirituais para as FSP, em 1961, são força inspiradora para estes dias que desejamos sejam  "um tempo de reflexão e de renovação espiritual e apostólica" (Const. 144), e seja também um tempo para viver, fazer a experiência de crer de fato: Cremos, por isso falamos!  Que todos estes dias sejam permeados de  fé, que possamos perceber a presença constante de Deus, que nos acompanha e nos conduz pelos seus caminhos.

Para isso é necessário, como diz Alberione: "Revigorar a vida religiosa paulina significa viver de espírito sobrenatural. Significa pensar segundo a fé, julgar segundo a fé, falar segundo a fé, agir segundo a fé. Sobrenaturais! Acontece, às vezes, que o espírito sobrenatural vai diminuindo, e até as coisas mais santas são vistas com olhos humanos...  julgar tudo segundo a mente de Deus, segundo a fé. Isso é absolutamente necessário. Contar com a graça de Deus, saber que somos chamadas à santidade, que temos os auxílios, ver nas irmãs companheiras de viagem para o paraíso! Espírito sobrenatural! Este é o revigoramento da vida religiosa paulina" (Alberione, Explicação das Constituições p. 48-50).

Estas palavras de pe. Alberione estão em perfeita sintonia com o tema do Capítulo geral: “Cremos, e por isso falamos ” (2Cor 4,13).  “Com fé audaz e profética, façamos a todos a caridade da Verdade.”  Cremos, por isso falamos, requer de cada Filha de São Paulo que vivamos a fé, que testemunhemos a fé no dia a dia da vida,  para poder então falar  e comunicar.

Estão em sintonia com a Igreja, que proclamou o Ano da Fé e realizou um Sínodo sobre a Evangelização para a transmissão da fé. Tudo isso toca muito de perto a nossa vida e a missão de comunicar a Palavra hoje, às pessoas de hoje, porque o carisma paulino, vivido na fé, não "põe a mão no arado e depois olha para trás", porque não é nostálgico, mas criador de história. O carisma paulino não é sedentário, preocupado em repetir a mesma coisa, mas nômade, dinâmico, com desejo de novas experiências, de novos modos de evangelizar. Se não houver desejo de futuro, desejo de sonhar juntas, também paulinamente, se torna e nos tornamos estéreis, incapazes de gerar futuro, esperança e coragem nas novas gerações.

 O bom êxito deste Capítulo depende, em grande parte, das atitudes espirituais, das disposições interiores que animam cada uma de nós, as capitulares. Depende da preparação que cada uma realizou, da comunhão entre nós, da profunda escuta, fé e, sobretudo, da abertura à ação do Espírito Santo que nos conduzirá cada dia.

Cada uma traz dentro de si uma grande riqueza de preparação, de experiência, de pensamento, desejos de bem, esperanças, sonhos etc., e queremos partilhar este dom com as demais, crescer juntas e realizar, com alegria e serenidade, este empenho de Congregação que é o Capítulo provincial, em vista do Capítulo geral e em vista, também, da nossa província brasileira.
Como podemos transformar esta celebração capitular em evento do Espírito
e em momento de comunhão, de fé, de profecia?

Objetivo do Capítulo
O objetivo do Capítulo provincial é avaliar  a caminhada da província, nos seis anos, desde o último Capitulo geral de 2007 até hoje 2013, e em todas as dimensões da vida paulina e, juntas, perceber os apelos do Espírito,  para onde Ele nos conduz, por onde Ele quer que caminhemos daqui para frente.  Preparar o Capítulo geral mediante a elaboração dos  relatórios e as propostas que deverão ser-lhes apresentadas, bem como sugerir eventuais emendas às Constituições e ao Diretório. O Capítulo é chamado, também, a dar sua colaboração para o Instumento de traballho, seguindo a dinâmica nele apresentado. É missão do Capítulo eleger as delegadas ao Capítulo geral. “É uma assembleia formada por membros de direito e membros eleitos, que representam as irmãs da província. É um tempo de reflexão e de renovação espiritual e apostólica" (Const. 144).

O Capítulo deve renovar em nós a alegria de ser irmã, de ser paulina, de fazer de nós uma comunidade nova, sinal e presença do amor de Deus para o povo. O Capítulo nos chama a “crer na força do nosso carisma” e, livres do medo, do comodismo e do desânimo,  ter a audácia evangélica de nos lançar por caminhos novos, mesmo que desconhecidos e não gratificantes.

Uma vida nova é possível, porque o Espírito continua lançando sementes novas no coração da história,  e em nosso coração. Vivemos tempos difíceis, mas não vamos nos amedrontar, porque não é real só a realidade que conhecemos, mas também aquela que buscamos, da qual temos necessidade; aquela que o Filho de Deus veio anunciar e é o sonho do Pai para nós.

Não é mais possível uma vida religiosa paulina que não tenha claro seu núcleo “identitário”, isto é:
a) a experiência do chamamento gratuito (chamou os que quis); b) a descoberta  de que "estar com Jesus" é conviver com outros. Jesus cria comunhão (“e foram a ele, (...) para que ficassem com ele”); c) a missão, como horizonte de vida: viver para ser enviado (“para enviá-los a anunciar a boa- nova”) (Mc 3,13-14).

Não é possível uma vida religiosa sem amor, sem sentido de pertença, sem fé, sem a força do perdão, da acolhida, do diálogo e da escuta, da comunhão, do equilíbrio. Uma vida religiosa que não é sinal, que não aponta para o "primeiro amor", para o essencial.

Mas uma vida religiosa nova é possível, sim, e é este o convite e o chamado de nosso Capítulo: "Cremos, por isso falamos!" (2Cor,4,13),  a sermos mulheres de fé, mulheres de Deus,  humanas, apóstolas, com a ousadia profética  de Paulo.
 
A vida religiosa não nasce das leis ou das estruturas que nos protegem, mas do sonho do Pai que sempre nos desinstala e nos envia pelos caminhos da vida e da história e nos faz encontrar aí o rosto do Deus vivo e comunicá-lo a todos com nossa vida e missão.

Metodologia
O método do Capítulo só pode ser participativo. Toda a preparação foi participada, o Instrumento de trabalho é fruto do empenho de todas, quando fomos consultadas sobre o que achávamos do tema, no início de 2012. A avaliação da Província foi feita com a participação de todas as comunidades, departamentos, setores, serviços, equipes. Portanto, nosso Capítulo seguirá esta mesma metodologia
de participação, faremos trabalhos em nível pessoal, em grupos, em assembleia.

Nos próximos dias, a partir de hoje à tarde, teremos a oportunidade de entrar em contato com a realidade da província, primeiramente para  agradecer a Deus  por tudo  o que Ele realizou nela e através dela.  Para rezá-la, refletir sobre ela, verificar o caminho percorrido nestes 6 anos,  os problemas e as  prospectivas de caminho futuro.

Através do contato com a Avaliação feita nas comunidades, nos departamentos, setores e serviços apostólicos, formativos, administrativos... e pelos relatórios que serão apresentados pelo governo provincial, somos chamadas a escutar as irmãs da Província, a ler nas entrelinhas o apelo profundo que brota das palavras expressas e não expressas, fazer uma leitura sapiencial, orante,  da nossa realidade.

Perceber por onde está passando o Espírito de Deus, o que nos está dizendo... o que está querendo de nós...  Escutar umas às outras... minha irmã tem uma palavra, uma mensagem a nos dizer. Escutar a Palavra de Deus com amor cada dia, ela nos transforma, nos habita,  e nos faz apelos de vida.  Escutar a Igreja, o povo  e, acima de tudo, o Espírito Santo.

A Palavra de Deus e a Eucaristia nos encorajam a abrir os olhos da fé para perceber a beleza, a riqueza espiritual, apostólica, humana, comunitária, formativa que há na Província, perceber nela a presença contínua de Deus, que  nos conduz e ilumina em todos os momentos e em todas as dimensões da vida paulina.

O  Pe. Alberione queria que cada  Instituto  verificasse a própria resposta ao projeto de Deus:  se  sabia  "dar santos ao céu e apóstolos para a Igreja" (cf. San Paolo, luglio 1957).

Para isso não basta a fé de poucas pessoas ou de quem governa para revigorar a vida paulina, trata-se de uma revitalização global. É toda a Congregação, é toda a Província que, com o Espírito de Deus, deve levantar-se, pôr-se de pé, responder ao projeto de Deus. Não bastam heroínas solitárias ou um pequeno grupo de reformadoras. Sem uma mentalidade coletiva de espírito sobrenatural, toda tentativa de reviver será insignificante.

O programa que será lido e aprovado pela assembleia indicará os passos a serem seguidos cada dia  e as etapas que constituem este Capítulo.
Desde agora,  agradeço de coração a colaboração generosa de todas vocês nos intensos trabalhos do Capítulo; agradeço também a oração, o acompanhamento e a presença virtual e espiritual de nossas comunidades e, juntas, elevamos nosso louvor à Trindade santa pelas "abundantes riquezas" de pessoas e de obras de bem que a Providência quis realizar, servindo-se  de nós, Filhas de São Paulo.
 
Pedimos ao Mestre Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, que este Capítulo seja um tempo de graça, de renovação, de kairós para todas nós, para as nossas comunidades, para a Congregação e para a Igreja, pois, é um evento eclesial.  O Espírito Santo, atuando neste Capítulo nos ajude a reencontrar o "primeiro amor", o essencial da nossa vida consagrada-apostólica, a sermos verdadeiras discípulas-missionárias de Cristo, e a projetar, com coragem, o caminho futuro da Congregação, com a fé e a  audácia que vêm dEle.

Recomendamo-nos à Rainha dos Apóstolos, a São Paulo, aos nossos fundadores e a todas as irmãs que nos precederam na fidelidade ao carisma paulino, que nos acompanhem nos trabalhos capitulares e, do céu, intercedam a Deus por nós.
Desejo a todas nós bom caminho capitular, com abundantes luzes do Espírito para caminhar atentas à sua voz, na comunhão e na alegria, e tudo realizar para a glória de Deus e o bem das pessoas.

Bom caminho capitular a todas nós!!!

                                                                                                      Ir. Ninfa Becker
                                                                                                     Superiora Provincial

Imagens do 10º Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas

Imagens do 10º Capítulo Provincial das Irmãs Paulinas

Irmãs Paulinas iniciam 10º Capítulo Provincial



Irmãs Capitulares no momento celebrativo


As Irmãs Paulinas realizam de 03 a 17 de janeiro o 10º Capítulo Provincial,
na Casa de Oração,
em São Paulo (SP), 
com o tema:
Cremos por isso falamos (2Cor 4,13). Com fé audaz e profética, façamos a todos "a caridade da Verdade".





Com a celebração eucarística, às 8h, presidida por dom Tomé Ferreira da Silva, bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP), foi dado início ao capítulo com a palavra inicial de irmã Ninfa Becker, provincial, expressando as boas-vindas às participantes e convidando a todas a se deixarem tocar pelo Espírito Santo.
Dom Tomé: Capítulo seja vivido na FÉ
Em sua homilia dom Tomé recordou que o 10º Capítulo Provincial acontece "no contexto do Natal, no Ano da Fé, convocado por sua Santidade o papa Bento XVI e durante a Jornada Mundial da Juventude. (...) Tudo nos direciona para Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele é o Centro, a razão de nossa fé batismal, de nossa vida de consagrados: tudo N'ele, para ele, com ele, por ele. O encontro pessoal com ele, tão insistente na Conferência de Aparecida, é fundamental, e só ele sustenta a paixão contínua da vida cristã e consagrada, pois este encontro não aconteceu, mas acontece, um capítulo por dia, como uma história dramática de amor. (...) Que lugar Nosso Senhor Jesus Cristo ocupa e ocupará em nosso capítulo provincial. (...) eu creio, afirmo, clamo, testemunho como São João Batista: "E eu vi e atesto que ele é o Filho de Deus"!? Afirmamos isso também como Congregação Religiosa?
Dom Tomé exortou as capitulares a terem consciência da sua condição de limitação e se deixarem envolver pelo sentimento de humildade, que criam as condições para acolher a "presença do Espírito Santo, artífice da Vida Nova, responsável pela jovialidade da Igreja".

Irmã Ninfa Becker, Superiora provincial,
declara abertos os trabalhos
capitulares
As capitulares tiveram um momento no qual expressarem o seu contato com a palavra e a palavra de fé que as motiva a viver o capítulo.

Em seguida, deu-se a abertura oficial das seções do capítulo com a palavra de Irmã Ninfa Becker.

Mensagem da Superiora Geral


 
Roma, 2 de janeiro de  2013
Ir Ninfa e Irmãs da Província do BRASIL
  
Caríssimas,

enquanto vocês estão reunidas para o Capítulo Provincial, em preparação ao 10° Capítulo Geral, gostaria de comunicar a minha presença e enviar-lhes os melhores augúrios para este trabalho. Será um precioso momento de encontro para todas vocês, de troca de experiências, de crescimento, no sentido de pertença, de redescoberta do "tesouro" do nosso carisma. Será uma oportunidade para reavivar a fé, fortalecer o relacionamento com a pessoa viva de Jesus que pode dar um novo significado para a vida e a missão.

O Espírito Santo, lhes dê a sua luz para que vocês possam penetrar no coração da vocação paulina, redescobrir a alegria de crer e comunicar a beleza da fé também  aos corações mais endurecidos dos nossos contemporâneos.

Desejo-lhes um encontro cheio de esperança, um olhar capaz de captar as coisas novas que já estão surgindo: "Não lembrem as coisas passadas, não considerem as coisas antigas. Eis que eu estou fazendo uma coisa nova, mesmo agora está brotando, vocês não percebem? ".

O Bem-aventurado Tiago Alberione e Mestra Tecla estejam todos os momentos com vocês nestes dias intensos e desafiadores. Na verdade, como enfatizava com grande confiança o Fundador:  "A Congregação está nas mãos de vocês, e são boas mãos”.
Sintam-se em união com todas as irmãs que nestes mesmos dias e nas próximas semanas viverão a preparação a este importante evento da Congregação e da Igreja.

Eu as confio à proteção da Rainha dos Apóstolos, mulher habitada pela Palavra, e a São Paulo, o apóstolo que acreditou e se deixou envolver totalmente pelo seu Senhor e, por isso, foi capaz de falar, de anunciar a todos o Evangelho da graça e da misericórdia.

Bom trabalho a todas! Com muito amor e gratidão.


Sr. Maria Antonieta Bruscato
     Superiora geral