quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Deus fala ao coração das capitulares

Os primeiros dias do 10º capítulo provincial foram de estudo da realidade da província, com as apresentações feitas pelas irmãs do governo provincial e a leitura sapiencial individual e em grupo da avaliação sobre a vida e missão paulina realizada pelas comunidades paulinas, no Brasil, no período de setembro a dezembro de 2012.
As irmãs capitulares ouvem as orientações de Frei Almy
Após essas atividades as capitulares fizeram o aprofundamento do tema e proposta capitular, contando com assessoria especializada de dom Antonio Peruzzo, na dimensão bíblica, pe. Antônio Silva, ssp, na dimensão carismática e irmã Joana Puntel na dimensão comunicacional.

Hoje, 10 de janeiro, as capitulares iniciam dias de retiro. Retirar-se é a atitude de se colocar mais atentamente à disposição de Deus para ouvir o que Ele quer dizer, para se saber o que ele quer falemos. "Cremos, e por isso falamos" (2ª Cor4,13) - tema capitular. O retiro é orientado pelo Frei José Almy Gomes, dominicano.

Para estar com Deus se faz necessário entrar pela PORTA: Jesus Cristo. Entrando se encontra o APRISCO: coração misericordioso de Deus, mas para abrir essa porta, a pessoa conta com o PORTEIRO: o Espírito Santo.

Você que lê esse texto fique em silêncio por uns instantes e ore conosco e pelas irmãs capitulares pedindo a graça de se deixarem tocar pelo PORTEIRO para entrar pela PORTA no APRISCO.


Frei José Almy: O que você quer da vida? Respondendo a essa
pergunta, você será fiel, sejam quais forem as alegrias e
dificuldades que a vida apresentar.
1º momento do Retiro - Dia 10 de janeiro - parte da manhã
É o espaço para se colocar nas mãos de Deus e Fazer a Memória da vocação: O que me atraiu para a vida religiosa?
- Sou fiel ao que vim viver e fazer na Vida religiosa?
- Na vida religiosa o objetivo é viver o Reino do céu. A determinação é a pureza de coração. Por isso, as discípulas de Jesus devem fazer um caminho de conversão.

"Fazer memória do dom recebido, na bênção e no louvor, é uma preciosa oportunidade para reavivar o amor e a estima pela nossa vocação e olhar para o futuro com esperança, sentindo-nos sempre, e humildemente, a serviço do projeto de Deus para a humanidade (Instrumento de Trabalho - esboço nº 1).

Exercício: Enumerar 10 momentos, nos quais Deus esteve presente
e deu sentido e razão à minha consagração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário